Associações de Classe realizam com sucesso a Corrida Integração 2018

Typography

Foi um domingo que marcou um evento festivo. Nem o tempo nublado, com alguns chuviscos pela manhã, atrapalhou a festa. Assim pode ser definida a Corrida/Caminhada Integração 2018, realizada em conjunto pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Associação dos Magistrados do Estado (AMAGES), Associação dos Procuradores do Estado (APES) e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo (ADEPES). Veja aqui a Galeria de Fotos do evento.

Os dois eventos esportivos foram realizados na manhã de domingo (21/10), tendo como base o Quartel do 38º Batalhão de Infantaria (Exército), na Prainha de Vila Velha.

A Corrida foi dividida em cinco categorias: Masculina (5km e 10km) e Feminina (5km e 10km) e para Pessoas com Deficiência (5km). Acesse aqui o link com a classificação geral de cada categoria. Simultaneamente, aconteceu a Caminhada.

O percurso da Corrida e da Caminhada foi do Quartel do 38º BI, até a Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), passando pela Prainha. Para quem correu os 5 quilômetros, foi preciso apenas uma volta do Exército-Marinha-Exército; para quem correu os 10 quilômetros, foram necessárias duas voltas. Militares-atletas do Exército e da Marinha – cinco de cada instituição –  também participaram da Corrida Integração, mas sem disputar troféus.

 

Caminhada integra associados e familiares

 A caminhada que fez parte da programação da Corrida Integração 2018 também teve desafios. A começar pelo morro, ainda dentro da área do Quartel do 38º BI. A caminhada teve o mesmo trajeto da corrida – foi até a EAMES, passando pela Prainha de Vila Velha e retornando ao 38º BI –, com percurso de cinco quilômetros.

 Logo no início da caminhada, um técnico da Academia Bodytech deu orientação sobre a melhor maneira de respirar, para evitar um cansaço maior. Algumas pessoas despontaram na frente; outras, no entanto, mantiveram um ritmo mais lento.

 

A caminhada contou com boa parte dos familiares de associados das quatro entidades de classe, além também de filiados titulares. Entre as pessoas que optaram pela caminhada, estavam a vice-presidente da AMAGES, desembargadora Janete Vargas Simões, e seu marido, o desembargador Carlos Simões Fonseca. Assim como as demais participantes da caminhada,  o casal foi até o final e elogiou a iniciativa da AESMP, AMAGES, APES e ADEPES em promover  a integração de seus associados e familiares.

 

A desembargadora Janete Vargas Simões, inclusive, deu uma sugestão: "Que nos próximos anos, a caminhada seja novamente inserida nesse evento esportivo, como forma de atrair mais colegas para essa confraternização e integração”.

 

 

Comandante do 38º BI e coordenador Jurídico do Banestes elogiam a “integração” das categorias

 

O comandante do 38º BI, coronel Carlos Alexandre de Oliveira Costa, elogiou a iniciativa da AESMP, AMAGES, APES e ADEPES pela organização da Corrida/Caminhada Integração. "A integração das entidades é perfeita. Através do esporte, se consegue juntar as instituições que remam juntas, com o mesmo objetivo. O nome ‘Integração’, para esse evento esportivo, foi muito bem escolhido. Ou seja, a integração é a melhor definição para o evento”.

 O coordenador Jurídico do Banestes, Tiago Cunha Ferreira, ressaltou que, para o banco, é uma satisfação apoiar o evento esportivo. Desde 2016, o Banestes tem se tornado um dos patrocinadores da Corrida.

"O evento foi excepcional e é de fundamental importância como forma de integrar cada vez mais as categorias do Ministério Público, Magistratura, Defensores Públicos e Procuradores do Estado. É uma oportunidade inigualável para a interação e relacionamento entre os profissionais”, disse Tiago Ferreira.

 Ele ressaltou que esta é a terceira vez que o Banestes apoia a Corrida. "Faz parte da política do banco estar persente em eventos que elevam o nome do Espírito Santo e que, como essa Corrida, contribui para a integração”, frisou Tiago Ferreira.

 O 1º sargento EB Antuérpio Ribeiro Júnior correu pelo Exército os 10km. No cômputo  geral da categoria, ele chegou em sétimo lugar e elogiou a performance dos demais corredores. "O nível dos corredores foi excelente. Achei muito boa a corrida, por ter um ótimo percurso que nós, atletas do Exército e da Marinha, já conhecemos”.

 

Presidentes das Associações parabenizam participantes e agradecem apoio da Marinha e do Exército

 

Coube aos presidentes das Associações de Classe encerrarem o evento esportivo, depois de entregarem aos cinco primeiros colocados de cada categoria. Vice-presidente da AMAGES, a desembargador Janete Vargas Simões representou no evento o presidente da entidade, Daniel Peçanha. Ela elogiou e agradeceu a participação dos atletas:

 "Agradeço e parabenizo todos os atletas. Em especial, os da melhor idade, que espero que, em 2019, venham em maior número”.

 O presidente da ADEPES, Pedro Paulo Leitão de Souza Coelho, ressaltou que a integração é fundamental para as carreiras que integram o sistema de Justiça:

 "Cada vez mais, devemos aumentar o diálogo através do esporte. Nosso objetivo é melhorar sempre o sistema de Justiça. E a integração é fundamental para alcançarmos esse objetivo”.

 Na mesma linha, o presidente da APES, Leonardo Pastore Dyna, agradeceu a presença de seus associados e dos filiados das demais entidades. "Estão todos de parabéns”, frisou ele, que correu na categoria 5km.

O presidente da AESMP, Adélcion Caliman, encerrou as falas e, em nome dos demais dirigentes de classe,  agradeceu aos comandos do Exército e da Marinha pelo apoio operacional e a cessão das áreas para a realização da Corrida/Caminhada Integração.

Também agradeceu ao Banestes pelo apoio e à Unimed Vitória, que, mais uma vez, disponibilizou uma ambulância, com dois paramédicos, caso houvesse necessidade de atendimento médico durante o evento.

 "Gostaria de agradecer e parabenizar todos os participantes da corrida e da caminhada.  Agradeço aos funcionários da AESMP e das demais Associações de Classe, pelo empenho na realização do evento. Agradeço ao Banestes e a Unimed, além do pessoal técnico que deu suporte à Corrida/Caminhada Integração. Agradeço, sobretudo, aos oficiais e praças da Marinha e do Exército pelo apoio operacional a esse evento esportivo. Meu muito obrigado, mesmo".