Residentes em Jornalismo são recebidos por Juízes e conhecem funcionamento do Poder Judiciário

Typography

Na tarde desta sexta-feira (27), um grupo de residentes em Jornalismo da Rede Gazeta esteve no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para conhecer o funcionamento do Poder Judiciário. A apresentação foi conduzida pelos Juízes de Direito André Guasti e Rafael Murad Brumana, que explicaram o trabalho de um magistrado no dia a dia, e tiraram as dúvidas dos jornalistas.

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Annibal de Rezende Lima, foi conhecer os Jornalistas e fez uma breve fala, desejando as boas vindas aos residentes.

O encontro foi organizado pela Assessoria de Imprensa e Comunicação e pela Assessoria de Cerimonial e Relações Públicas do TJES, em parceria com a Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages).

Os residentes da Rede Gazeta fizeram também uma visita monitorada pelo Palácio da Justiça e conheceram o Centro de Memórias e a Biblioteca do Tribunal de Justiça.

No Salão Nobre, os Juízes de Direito apresentaram a cartilha “O Judiciário ao alcance de todos” e explicaram as competências da Justiça, os diferentes tipos de crimes e a prescrição de um crime. Além disso, os magistrados falaram sobre a importância da comunicação para a sociedade e o cuidado que se deve ter ao tratar a informação.

O Juiz de Direito André Guasti, que é da área criminal, ressaltou que o magistrado deve cumprir aquilo que está na Lei e que, algumas vezes, já teve que proferir uma decisão que foi contra o seu pensamento. “Precisamos entender que o Juiz tem que cumprir a Lei que foi elaborada pelo Poder Legislativo. Infelizmente, muitas vezes, a população acha que estamos decidindo por nós mesmos e não por aquilo que está no texto legal”, frisou o magistrado.

Já o Juiz de Direito Rafael Murad Brumana, falou sobre a importância do debate sobre o tema. “Essa discussão que tivemos aqui é muito relevante, porque a maioria das faculdades não tem uma matéria para trabalhar o Direito, os Direitos Fundamentais. Um ponto que nós temos que avançar é no diálogo para juntos construirmos alguns parâmetros”, afirmou.

Durante toda a participação dos Juízes, os residentes opinaram sobre temas polêmicos e tiraram suas dúvidas. A Jornalista Nadine Alves elogiou bastante a iniciativa do TJES de abrir as portas para os alunos do curso de residência.

Segundo Nadine, foi uma excelente oportunidade para conhecer o funcionamento do Poder Judiciário e o trabalho dos magistrados. “Eu não conhecia muito o trabalho dos Juízes e foi muito legal a gente poder tirar dúvidas e conhecer o funcionamento da Justiça”, afirmou a residente.